O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa é uma instituição pública de ensino universitário, criada em 1972, que dispõe de campus em Lisboa e Sintra.
Em 2010 foi implementada uma nova estrutura organizacional que resultou na composição de unidades orgânicas descentralizadas: quatro Escolas, 16 Departamentos, oito Unidades de Investigação.
Em 2021 foi lançada uma nova unidade, Iscte-Sintra, com o propósito de ser “a primeira escola universitária de referência no domínio das Tecnologias Digitais em Portugal”. O Iscte Sintra Tecnologias Digitais, Economia e Sociedade começou a lecionar no ano letivo 2022-2023, com a oferta de oito cursos de licenciatura que combinam áreas disciplinares de tecnologias digitais com áreas disciplinares das ciências sociais, económicas e humanidades.
Hoje, as áreas de ensino e investigação do Iscte estão organizadas em cinco escolas: Escola de Ciências Socias e Humanas (ECSH); Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP); Escola de Gestão (IBS); Escola de Tecnologias e Arquitetura (ISTA) e a mais recente Escola de Tecnologias Digitais, Economia e Sociedade, localizada em Sintra.
Com mais de 13 000 estudantes, em programas de graduação (41%) e pós-graduação (59%), 316 docentes de carreira, 454 investigadores afetos a I&D e 280 funcionários não docentes, o Iscte orgulha-se de ser uma das universidades mais dinâmicas e inovadoras do país.